A Colômbia é a 5.ª economia da América Latina e uma potência emergente aberta ao investimento estrangeiro e ao estabelecimento de parcerias que permitam fortalecer o seu tecido empresarial.
Tem-se verificado um contínuo crescimento do consumo privado e uma aposta na diversificação dos seus mercados, nomeadamente através do aumento da presença na Europa. O crescimento da economia colombiana centra-se no aumento da produção, do emprego e do investimento, o que representa uma vantagem para os empresários portugueses que queiram exportar para este país. Para além disso, a Colômbia tem realizado um forte investimento nas infraestruturas, o que permite reduzir os custos logísticos e explorar novas áreas geográficas, e a indústria têxtil tem procurado produtos de maior qualidade para se diferenciar, o que novamente é uma oportunidade para Portugal.
A Colômbia é um potencial mercado para a exportação de empresas que pretendam diversificar as suas estratégias de internacionalização e entrar no continente sul-americano. Prova disso são as várias empresas que, nomeadamente, operam no setor dos combustíveis minerais, dos produtos agrícolas, madeira e cortiça, vestuário e indústria têxtil, que têm conseguido aumentar a sua quota no mercado significativamente. Também os tratados existentes de livre comércio e de dupla tributação, o regime de zonas francas competitivo e o potencial do mercado da Aliança do Pacífico são fundamentais para a internacionalização de empresas portuguesas para este país.
Tratando-se, assim, de um mercado atrativo e com um papel relevante no contexto da América do Sul, a Colômbia representa cada vez mais uma oportunidade para as empresas portuguesas, que têm procurado este mercado para aumentar as suas exportações e presença no continente. A Colômbia acolhe já investimento português em várias áreas, como energias, construção e distribuição alimentar, o que demonstra a possibilidade de os dois países incrementarem as suas relações económicas.
Assim, este mercado pode ser vantajoso para Portugal, sobretudo, ao nível das matérias-primas, pelo que a Colômbia é um mercado desejável para as empresas portuguesas exportarem, mas também Portugal é um potencial país parceiro para o desenvolvimento e implementação dos negócios das empresas colombianas, uma vez que é uma forma de estas entrarem no mercado europeu.
Deste modo, a Connect Market Solutions pode ser um aliado para empresas portuguesas que procuram estabelecer parcerias ou exportar os seus produtos e serviços para o mercado colombiano. Se procura internacionalizar a sua empresa para a Colômbia pode, assim, contar com o apoio da CMS. Contacte-nos para saber mais!
Fontes bibliográficas:
- https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=portugal-e-colombia-tem-oportunidades-para-aumentar-relacoes-economicas
- https://expresso.pt/economia/empresas-portuguesas-disputam-mercado-colombiano=f882443
- https://portugalcolombia.com/estudos.php
- https://www.sgeconomia.gov.pt/noticias/colombia-e-um-mercado-de-oportunidades-e-empresas-portuguesas-estao-muito-bem-posicionadas.aspx
- https://www.dinheirovivo.pt/empresas/empresas-portuguesas-conquistam-colombia-com-artigos-inovadores-12854953.html
Comentários recentes